Vídeo online para empresas e o marketing de conteúdo

Se você é um profissional de marketing digital e mídias sociais já deve ter ouvido falar que o vídeo é a grande tendência para as empresas se comunicarem no mundo digital. Então por que será que ainda são poucas as marcas que fazem um bom trabalho com vídeo? Por que acham caro? Muito trabalhoso? Será que é mesmo?

Antes de mais nada, eu tenho que dizer no que eu acredito: eu acredito no vídeo como parte de uma estratégia de marketing de conteúdo. O que isso significa? Significa produzir conteúdo que seja útil para os seus clientes. E conteúdo perene, que não fique velho em duas semanas. É muito comum ver as marcas fazendo vídeo de seu produto novo, porque elas estão focadas na sua necessidade de vender. Ao invés de pensar naquilo que a sua empresa quer falar para os clientes, pense naquilo que eles estão interessados em ouvir. Vou dar um exemplo.

Eu sou uma pessoa que gosto muito de café. Não entendo muito, mas gosto. Então resolvi comprar uma máquina de café expresso. Não dessas de cápsula, mas uma que moesse o grão do café e fizesse todo o processo. Mas como eu não sou um barista, resolvi aprender um pouco para tirar o melhor café que a máquina podia me oferecer. Então eu fui para o YouTube pesquisar e achei muita coisa interessante. Mas todos os vídeos que eu assisti eram amadores, de pessoas comuns que gostam de café e que resolveram gravar um vídeo ensinando.

coffee-206142_640

Repare que esta seria uma ótima oportunidade para as marcas se relacionarem com o cliente, mas nenhuma estava ocupando aquele espaço: poderia ser uma marca que produz café, uma marca que faz a máquina de café expresso. Poderia ser um varejista que vende café ou um varejista que vende a máquina de café. Só que as marcas estavam muito ocupadas tentando me vender, enquanto eu queria primeiro aprender.

Então, comece pensando em que tipo de conteúdo sua marca poderia estar trabalhando. Quais espaços ela não está ocupando e as oportunidades que ela pode estar perdendo. O custo de aquisição de um novo cliente usando o marketing de conteúdo é bem mais baixo que a publicidade tradicional. E o vídeo, bem o vídeo você já sabe: é a aposta de 10 entre 10 especialistas de marketing digital.

2 comentários sobre “Vídeo online para empresas e o marketing de conteúdo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s