Vídeo online para empresas – por onde começar?

Os profissionais de marketing digital e mídias sociais sabem que precisam dar mais peso ao vídeo dentro das suas estratégias. Mas produzir vídeo não é tão simples, então por onde começar?

Vou direto ao ponto: você deve começar pelas palavras-chave. Se você já tem uma estratégia de marketing de conteúdo ou inbound marketing isso deve ter soado familiar. Mas se não tem, eu explico: faça uma lista com as palavras-chave importantes para seu negócio. Por exemplo, se minha marca produz café, qual a primeira palavra-chave que vem à sua mente? “Café”, claro! Só que a palavra “café” é muito genérica, uma pessoa que busque no Google ou no YouTube por café vai achar de tudo. Você precisa pensar também em palavras-chave cauda longa. Por exemplo: “café expresso”. Ou que tal “café expresso feito em casa”? Ou ainda “capuccino feito em casa”? Capuccino precisa de café também, não é?

Depois que tiver as palavras-chave, você poderá pensar em conteúdo para elas. Quem já trabalha com marketing de conteúdo sabe que também precisa criar as buyers personas. O que é isso? São personagens que representam cada um dos perfis do seu público. Se você não tem as personas, pelo menos faça uma reflexão de quem irá assistir o vídeo que você irá produzir. É importante que a linguagem usada no vídeo seja adequada ao público que se destina.

Agora que você já tem as palavras-chave, já definiu os temas dos seus vídeos, já sabe o público de cada um, falta definir o formato. Pode ser uma animação, uma entrevista, videoaula, um curta-metragem de ficção ou até uma mistura de tudo. Para escolher o formato do vídeo você deve pensar:

  • Para qual público está falando
  • Qual o orçamento
  • Qual o prazo
  • Qual o conteúdo do vídeo. Para cada tipo de conteúdo, um formato poderá ser mais adequado.

Além destes fatores, também é muito importante estar atento às oportunidades. Por exemplo: sua empresa está contratando um super especialista para dar uma palestra. Que tal gravar uma entrevista com ele? Será que ele falaria bem sobre alguma daquelas palavras-chave?

A forma como você irá transmitir o conteúdo será decisiva para seu cliente assistir até o fim ou fechar nos primeiros 10 segundos.

Por mais que o formato seja tão importante quanto o conteúdo, pense primeiro no conteúdo. Seus clientes não vão pesquisar uma animação sobre café expresso ou entrevista sobre café expresso. Elas irão em busca de conteúdo sobre café expresso. A forma como você irá transmitir o conteúdo será decisiva para seu cliente assistir até o fim ou fechar nos primeiros 10 segundos.

E lembre-se: faça vídeos com conteúdo perene, não perecível. Meus vídeos de maior audiência são os que estão online no YouTube há 4 anos. Continuam gerando uma audiência orgânica enorme, trabalhando para a marca sem parar, porque eles não ficaram velhos. Isso faz toda a diferença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s