4 formas de produzir vídeo online para empresas

Uma das grandes dúvidas dos profissionais de marketing digital quando pensam em produzir vídeo é se devem contratar uma produtora, uma agência ou trabalhar com equipe interna. Vou falar de 4 modelos de produção que eu já usei e acho que isso vai te ajudar. Não quer dizer que não existam outros modelos.

Modelo 1: você contrata uma produtora ou uma agência e essa empresa vai se responsabilizar por quase tudo. É lógico que você tem que acompanhar, tem que zelar pela cultura da empresa refletida nos vídeos, você deve ser o dono do conteúdo, porque ninguém vai entender mais do seu negócio que você mesmo. Mas esse vai ser o modelo que vai consumir menos tempo da sua equipe interna. E provavelmente será o mais caro também.

Modelo 2: ter uma equipe interna para produzir os vídeos. É possível? Sim. É viável? Certamente. Se você planeja ter uma produção regular de vídeos, pode ser interessante. Porém, não é fácil convencer um gestor a adotar este modelo, porque a maioria das empresas não gosta nem de ouvir falar em aumentar a folha de pagamento. Neste modelo você também tem que fazer investimento em equipamentos, mas ainda assim pode ser financeiramente vantajoso. E em termos de qualidade também, porque você vai ter uma equipe dedicada, respirando a cultura da empresa e com foco no seu negócio.

Modelo 3 é um híbrido: parte da equipe interna e parte terceirizada. Já tive experiência assim com uma equipe interna que fazia a pré-produção (pesquisa, roteiro, escolha de locações) e também a pós-produção (edição, videografismo, correção de cor). E para a filmagem em si uma equipe externa era contratada. Não havia cinegrafista na equipe interna, pois ele ficaria ocioso. E terceirizando a filmagem não era preciso investir em equipamentos como câmera, tripé e microfones. Neste modelo é possível fazer coisas com muita qualidade, conseguir ótimos resultados, com custos muito baixos.

Modelo 4: terceirizar tudo, porém contratando serviço a serviço (roteiro, filmagem, edição, locução). A vantagem é que contratando os serviços separadamente, diretamente com os profissionais, o custo vai ser bem menor do que contratando uma produtora. Mas vai te dar mais trabalho, com certeza. Minha dica: vídeos complexos têm chance de dar problema. Vídeos mais simples, como uma entrevista, por exemplo, podem dar muito certo, porque não serão muitos serviços para serem contratados. Para quem está começando, quer fazer vídeos simples e gastar pouco, esse modelo pode ser uma boa.

Em geral, a escolha do modelo vai depender da quantidade e do tipo de vídeo que você pretende fazer, do seu orçamento e da cultura da empresa para as formas de contratação. Invista tempo para aprender mais e você fará uma ótima escolha.

2 comentários sobre “4 formas de produzir vídeo online para empresas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s