Como montar um projeto de vídeo marketing

Muitos profissionais ou agências que cuidam dos canais digitais de uma marca têm vontade de implementar um projeto de vídeo marketing, seja com foco em YouTube, Facebook ou outras mídias sociais. E um passo muito importante para vender uma ideia ao seu cliente ou ao seu gestor é a apresentação de um projeto. É nessa hora que você capricha no power point para convencê-lo de que sua ideia é muito boa, viável e trará retorno para a empresa.

Vou dividir o projeto em 5 capítulos. No capítulo 1 faça uma análise da situação atual. Quais as mídias que a marca atua e quais os resultados. Conte se houve uma evolução ao longo do tempo. Se possível, faça comparativos com uma ou mais marcas concorrentes, porque isso dá referência em termos de números. E fale também como a marca trabalha o vídeo atualmente, se possui canal no YouTube e quais os resultados.

No capítulo 2 você vai falar sobre vídeo genericamente. Pode ser muito óbvio para você a importância de fazer vídeo online, mas para seu gestor ou seu cliente talvez não seja. Então é importante que você leve números, reportagens, prints de sites, enfim, o embasamento da sua argumentação, aquilo que te motivou a pensar neste projeto.

No capítulo 3 você vai efetivamente mostrar qual o seu plano de vídeo marketing. Quantidade de vídeos, para qual público eles serão, para quais mídias, quais os tipos de vídeo você pretende fazer, como esses vídeos vão estar integrados com as outras mídias e, principalmente, como vão estar integrados com a estratégia da marca. Diga também qual o modelo de produção de vídeo proposto, se vão contratar uma produtora ou se vão produzir internamente.

No capítulo 4 você vai definir objetivos e metas. O objetivo pode ser aumentar o tráfego no site, aumentar a geração de leads, aumentar as vendas online, entre outros. Você pode ter objetivos mais específicos também: por exemplo, se a empresa realiza um mega evento anual, seu objetivo pode ser conseguir inscrições para o evento. O importante é que os objetivos do seu projeto estejam atrelados aos objetivos estratégicos da empresa.

E a meta é o objetivo com número e prazo. Por exemplo: aumentar em 10% o tráfego no site em 6 meses. Ou conseguir 500 inscrições para o evento em 3 meses. Não caia na tentação de colocar números muitos altos. Seu gestor/cliente não é bobo. E ele pode te dar o desafio de conseguir aqueles números, então não prometa aquilo que não pode entregar.

Bom, a esta altura seu gestor/cliente deve estar animado com sua proposta, porém preocupado com o custo. Então é hora de surpreender novamente. No capítulo 5 você vai dizer quanto custa o show. Faça uma planilha com o levantamento de custos ao longo do tempo. Exemplo: ao longo de um ano, quanto vai ser gasto em cada mês e com o quê. Indique também a necessidade de recursos humanos: se será necessário contratar algum profissional, por exemplo. Se você conta com a ajuda de colegas da equipe ou de outras áreas da empresa também precisa mostrar isso. E até mesmo qual será o seu esforço pessoal, para você mostrar que continuará dando conta das suas atribuições atuais.

Tenho mais uma dica para você: pode parecer que eu te sugeri um documento enorme, mas cada capítulo pode estar em um único slide. Se você só tem 20 minutos para apresentar seu projeto seja conciso. O importante é estar bem embasado caso tenha que responder uma pergunta específica.

Espero que estas dicas te ajudem a elaborar um super projeto que vai te ajudar a ganhar pontos na sua empresa. Mas caso o projeto não seja aprovado, não desanime. Procure entender os motivos da não aprovação e siga em frente, colocando suas ideias no papel!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s