Como fazer marketing para o setor imobiliário

Se você trabalha para uma imobiliária, construtora ou incorporadora vou te lançar uma pergunta: como se destacar em um segmento tão competitivo? É provável que você diga que uma consultoria imobiliária tem que ter bom atendimento e respeito com os clientes, dentre outras qualidades. Já uma construtora deve pensar em lançamentos com bom preço ou diferenciais no acabamento e localização. Mas será que isso é suficiente? Como fazer para se destacar e aumentar as vendas?

A maioria das empresas do setor de imóveis investe em publicidade tradicional: anúncios em jornal, revista, rádio e portais na internet. Essas propagandas podem gerar muitas vendas, mas elas têm dois problemas:

  • anúncios são caros. Mesmo os anúncios na internet podem sair caros, dependendo do site e do tipo de anúncio.
  • todo mundo já faz anúncio. Como se destacar se o modelo é igual para todo mundo?

Existe um método inteligente e barato de conquistar novos clientes, mas que poucas empresas no ramo imobiliário praticam, que é o marketing de conteúdo. Funciona assim: no lugar de anúncios de imóveis, seu cliente irá ver conteúdo educativo de seu interesse. Por exemplo:

Sad senior man with cane sitting on a wooden bench in a park

Você deve promover conteúdo específico para cada público-alvo. Por exemplo: para quem pensa em comprar, você pode dar dicas do que observar durante uma visita. Para quem pensa em vender, você pode dar dicas de como fazer fotos que valorizem o imóvel.

Também é interessante explorar nichos de mercado, dando dicas para idosos (como no exemplo acima), solteiros, famílias com crianças e outros. Se você atua em alguns bairros específicos pode falar sobre as coisas que ele tem de bom. Ou qual a melhor parte do bairro para quem precisa de transporte público. Se você trabalha com condomínios de grande porte pode explicar as vantagens deste tipo de empreendimento.

Outra coisa bem legal de ensinar são os termos e procedimentos que os leigos não estão acostumados. Explicar o que é uma promessa de compra e venda e para que serve. Quem trabalha com lançamentos pode ensinar como funciona o financiamento na obra e na entrega das chaves, por exemplo. Pode parecer muito simples para você, mas não é para quem não trabalha no setor.

Os conteúdos educativos podem ser feitos em diversos formatos: vídeos, manuais, artigos, infográficos e muitos outros. Sua distribuição deve ser feita em sua própria rede: seu site, mídias sociais e listas de email. Um dos objetivos do marketing de conteúdo é gerar leads, ou seja, cadastrar pessoas com perfis específicos. Quando for divulgar um lançamento ou uma oportunidade, você terá uma lista qualificada de possíveis clientes.

Ao consumir o conteúdo que você produz, seu público-alvo passa a identificar a empresa como especialista naquele assunto, pois ele aprendeu com você. Também passa a valorizar mais o trabalho do consultor imobiliário, como sendo alguém que detém conhecimento para ajudá-lo a fazer o melhor negócio.

Quantas empresas do ramo imobiliário que você conhece praticam o marketing de conteúdo? Você não acha que o cliente estará mais propenso a negociar com você se ele lê seus textos ou assiste seus vídeos frequentemente?

A má notícia é que o marketing de conteúdo não te trará resultados imediatos, é um investimento de médio e longo prazo. E a publicidade tradicional não irá acabar. Mas o custo de aquisição de um cliente será sempre mais alto fazendo propaganda. Então, mãos à obra! E sucesso com os novos clientes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s