5 dicas para escolher sua produtora de vídeo

Uma dúvida recorrente de pequenas e médias empresas que querem produzir vídeo, mas ainda não fazem essa contratação regularmente, é a escolha da produtora mais adequada para as suas necessidades e seus recursos financeiros. Por diversas vezes estive dos dois lados da mesa: tive uma produtora que fez vídeos para grandes e pequenas empresas e também já contratei produtoras de pequeno porte e outras que estão entre as maiores do país. Cada dica abaixo é própria para realidades diferentes, então observe o que se encaixa com as suas necessidades.

1. Seja transparente.  A primeira pergunta que você deve se fazer é: “sei bem o vídeo que eu quero?” Se você não sabe bem o que quer não há nenhum problema nisso, afinal você está buscando um parceiro que é especialista no assunto e irá lhe recomendar a melhor solução. Porém, é importante que você saiba qual o principal objetivo do vídeo, ou seja, o motivo de querer fazê-lo. Por exemplo: “quero fazer um vídeo, para ser exibido no site da empresa, que irá apresentar nosso principal produto e seus melhores atributos.” Então, abra o jogo com a produtora de vídeo sem medo de demonstrar desconhecimento.

2. Não selecione por preço. Uma boa solução para quem não sabe exatamente o vídeo que quer, é fazer uma concorrência com um valor definido. Por exemplo: você convida 3 produtoras e diz: “preciso de um vídeo para meu site que irá apresentar meu principal produto. Tenho 10 mil reais para investir neste vídeo, mas não sei qual a melhor solução. A empresa que fizer a melhor proposta técnica vence a concorrência.” As produtoras de vídeo poderão lhe apresentar proposta de usar um ator, um locutor ou ser tudo em animação, por exemplo. Essa é uma das formas de seleção que mais gosto, pois você pode avaliar o que cada um pode fazer com o mesmo recurso financeiro.

3. Use referências. Se você já sabe o vídeo que quer, mas não consegue colocar suas ideias no papel ou não sabe como se expressar, anote uma dica valiosa: procure por vídeos similares ao que você quer fazer. A utilização de referências é muito boa não só com produtoras de vídeo, mas com todo parceiro que trabalha com criação. Desta forma, você pode dizer assim: “veja, quero um vídeo muito parecido com este aqui.” Com a quantidade de conteúdo disponível no YouTube e no Vimeo é improvável que você não identifique referências. Aliás, o Vimeo é outra dica dentro da dica, pois muitas produtoras não colocam seu portfólio no YouTube.

4. Analise o portfólio. Para escolher as produtoras que irão participar da sua concorrência é muito comum buscarmos recomendação com amigos. A contratação de uma empresa que foi recomendada por alguém de confiança é uma boa maneira de minimizar riscos. Por outro lado, nem sempre o que agradou a uma pessoa ou empresa, agrada a outra. Então, recomendo que você também analise o portfólio das produtoras e escolha uma que já tenha feito algo similar ao que você pretende para seu vídeo. O mundo ideal seria encontrar um vídeo de referência e contratar a empresa que o produziu. Mas para isso a produtora de vídeo precisa estar ao seu alcance, tanto financeira como geograficamente.

5. Use referências de novo. Uma reclamação que ouço de alguns empreendedores é que os sites das produtoras não dão ideia de preço e que, por isso, eles não se sentem à vontade nem mesmo para iniciar um conversa. Realmente, de que adianta entrar em contato com uma produtora de vídeo que trabalha com valores muito acima das suas possibilidades? Mais uma vez a minha recomendação é usar o vídeo referência e pedir à produtora uma noção de valores, informando que só irá conversar com parceiros que estejam dentro das possibilidades de investimento da sua empresa.

Espero que estas dicas contribuam para que você aprimore a escolha do parceiro que irá produzir seus vídeos. Boa sorte com a sua escolha e sucesso com o seu vídeo!

*escrito com preciosas sugestões de Ana Cláudia Souza, do Bazar Alamparina.

Um comentário sobre “5 dicas para escolher sua produtora de vídeo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s