Educação informal nas empresas: como fazer desenvolvimento fora da sala de aula

Há alguns anos fiz uma apresentação sobre educação informal para o conselho consultivo da universidade corporativa para a qual eu trabalhava. Parte do conselho era formado por representantes das maiores universidades do Rio de Janeiro, profissionais com muitos anos de experiência. Propositalmente, logo no primeiro slide, coloquei a definição de aprendizagem formal e informal usando como fonte a Wikipédia:

ensino-informal

Como eu imaginava, criei uma polêmica logo de cara. Alguns questionaram a fidedignidade de informações disponíveis na internet e outros ressaltaram a praticidade e a democratização do acesso à informação nos meios digitais. Se comparada com as antigas e tradicionais enciclopédias Barsa e Britannica, a Wikipédia tem mais fácil acesso, é mais facilmente atualizável e realmente mais democrática. Não era qualquer família que tinha o privilégio de ter uma coleção daquelas na estante de casa.

Levando o conceito para dentro das empresas, vemos que a educação informal sempre existiu: seja na conversa no cafezinho, nas reuniões ou até na aprendizagem “on the job”, quando feita de forma não estruturada. Mas com a evolução da tecnologia e das novas mídias, as possibilidades para a aprendizagem informal se multiplicaram. Pense na intranet e no email, duas das ferramentas mais básicas para comunicação com os empregados, e responda: sua empresa usa estas ferramentas na estratégia de educação corporativa? Ou só considera ações de desenvolvimento os cursos formais (presenciais e online)?

Além de ter custo muito inferior ao do treinamento formal, o desenvolvimento informal tem a vantagem de não retirar o profissional por muitas horas do seu local de trabalho. Alguns dos formatos que uma empresa pode produzir para compartilhar conteúdo são: artigos, ebooks, vídeos, podcasts e infográficos. Esse conteúdo pode ser disponibilizado por email ou na intranet da empresa. Para testar o conhecimento aprendido, pode-se fazer um quiz usando uma das várias ferramentas gratuitas disponíveis.

É possível fazer uso de várias ferramentas simples e gratuitas!

Perceba que não é necessário que sua empresa possua uma ferramenta de gestão de conhecimento ou um LMS (Learning Management System) para difundir conhecimento entre os empregados. Claro, se a companhia já usa essas ferramentas, melhor. Se não, pode-se fazer uso de várias ferramentas simples e gratuitas. Por exemplo, é possível criar um fórum de discussão com um grupo fechado no Facebook. Desde que, é claro, o tema do fórum não seja sensível ao negócio da empresa.

Outra boa ideia é mesclar um treinamento presencial com ações de educação informal, o chamado blended learning. Antes do curso, pode-se enviar um texto que irá introduzir o assunto. Depois do encontro presencial enviar um vídeo com um estudo de caso e posteriormente um quiz. Ao longo do tempo podem ser enviadas pílulas de conhecimento com o objetivo de reforçar o conteúdo. E a criação de um fórum irá estimular a troca de conhecimentos e experiências entre os alunos.

Minha última dica é procurar por especialistas dentro da própria empresa. Nem sempre é preciso trazer alguém de fora para falar em um vídeo, ou escrever um artigo. O especialista interno irá transmitir o conhecimento atrelado à cultura da empresa, além de ser uma forma de reconhecimento, mostrando que a empresa enxerga naquele profissional uma referência para a organização.

Viu quantas possibilidades existem para usar a educação informal nas empresas? Mesmo com orçamento limitado é possível manter a equipe em constante desenvolvimento!


Você pode gostar também de: O que é Marketing de Conteúdo?

Um comentário sobre “Educação informal nas empresas: como fazer desenvolvimento fora da sala de aula

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s