Marketing de Conteúdo X Marketing de Mídias Sociais

É muito comum as pessoas confundirem a estratégia de marketing de conteúdo com marketing de mídias sociais. A estratégia de marketing de conteúdo utiliza as mídias sociais para divulgação de conteúdo, então parte da confusão vem daí. Além disso, muitas pessoas pensam que para fazer marketing de conteúdo basta produzir conteúdo e divulgá-lo online. E não é bem assim. Esta estratégia está diretamente ligada ao negócio da empresa, e pode ter como objetivo a geração de leads, aumento de vendas, fidelização de clientes, entre outros.

Veja abaixo algumas das principais diferenças entre as duas estratégias:

Marketing de Conteúdo x Marketing de Mídias Sociais

No marketing de mídias sociais, o conteúdo é desenvolvido de acordo com cada mídia social. Por exemplo: se for para o Twitter, existe a limitação de caracteres; se for para o YouTube deve ser um vídeo. Já no marketing de conteúdo, a produção é pensada com base nas características do público e do objetivo que aquele conteúdo pretende alcançar. Por exemplo: para a geração de leads, costuma-se usar conteúdos mais desenvolvidos, como ebooks e webinars. O centro de gravidade destes conteúdos é o site ou blog da marca. No momento de sua divulgação, aí sim, existe a adaptação para cada mídia social, mas o objetivo normalmente é fazer com o que o público se interesse e vá até o seu site.

Outra grande diferença está nos objetivos de cada estratégia. Embora algumas marcas utilizem as mídias sociais como canais de vendas, a maior parte tem como objetivo trabalhar o relacionamento com os clientes e aumentar a consciência de marca. Como já citei, o marketing de conteúdo também pode ser usado com diversos objetivos, inclusive o de consciência de marca, porém os principais são a geração de leads e geração de negócios.

De toda forma, ao contrário do que o título deste post sugere, podemos pensar menos no marketing de mídia social versus marketing de conteúdo e mais em como as duas estratégias podem ser usadas de forma conjunta para gerar valor para a marca. Por exemplo: as mídias sociais podem ser usadas para atendimento ao público, como parte de seu SAC 2.0. Já o marketing de conteúdo pode gerar conteúdos de maior qualidade para envolver o cliente de forma mais consistente. Em ambos os casos temos esforços que melhoram o relacionamento com o cliente, de forma complementar e igualmente importantes.


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