Conteúdo de marca e influenciadores digitais

Muitas pessoas pensam que para fazer marketing de conteúdo basta produzir conteúdo e divulgá-lo online. E não é bem assim. Esta estratégia está diretamente ligada ao negócio da empresa, e pode ter como objetivo a geração de leads, aumento de vendas, fidelização de clientes, entre outros.   Podemos dizer que o marketing de conteúdo é uma … Continue lendo Conteúdo de marca e influenciadores digitais

As marcas devem ser informais nas mídias socias?

É cada vez mais comum vermos comunicações de marca engraçadinhas nas mídias socias. Handley e Chapman, autores do livro Regras de Conteúdo, acreditam que o ponto de vista de uma marca deve ser algo divertido, com algumas poucas exceções, como em setores de venda de caixões funerais ou armas, por exemplo. Ainda assim, é possível … Continue lendo As marcas devem ser informais nas mídias socias?

O que é Marketing de Conteúdo?

O termo Marketing de Conteúdo já é bastante difundido no mercado, mas ainda causa confusão. Em parte, porque esta estratégia possui semelhanças com o Inbound Marketing e o Branded Content. Em outra parte, por causa das palavras “marketing” e “conteúdo”, que soam muito familiares e que são usadas frequentemente por quem trabalha com as mídias … Continue lendo O que é Marketing de Conteúdo?

Fim da era do Link Building: o SEO agora é comandado pelo E-A-T

Durante muitos anos o Link Building foi a técnica mais importante para o SEO (otimização de sites com o objetivo de melhorar o rankeamento no Google). O Link Building tem relação com links externos que apontam para o seu site, pois o algoritmo do Google entende o link como uma recomendação ao site, dando mais … Continue lendo Fim da era do Link Building: o SEO agora é comandado pelo E-A-T

Marketing de Conteúdo X Marketing de Mídias Sociais

É muito comum as pessoas confundirem a estratégia de marketing de conteúdo com marketing de mídias sociais. A estratégia de marketing de conteúdo utiliza as mídias sociais para divulgação de conteúdo, então parte da confusão vem daí. Além disso, muitas pessoas pensam que para fazer marketing de conteúdo basta produzir conteúdo e divulgá-lo online. E … Continue lendo Marketing de Conteúdo X Marketing de Mídias Sociais

Conteúdo digital e identidade racial

O Rio 2C (Rio Creative Conference) promoveu no dia 04 de abril de 2018 um debate sobre a questão racial nos conteúdos audiovisuais no painel “Influenciadores digitais e diversidade”. Mediado por Luana Génot, fundadora do ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), teve também a participação da jornalista Alinne Prado, da empresária Egnalda Côrtes e da youtuber … Continue lendo Conteúdo digital e identidade racial

YouTube Insights 2017 – Comportamento dos usuários do YouTube no Brasil

O YouTube divulgou estudo, baseado em algumas pesquisas, que traz insights sobre o comportamento dos seus usuários. Segundo o relatório, no mundo, 1,5 bilhão de pessoas logadas acessam o YouTube todo mês e passam mais de uma hora por dia no mobile assistindo a vídeos na plataforma. No Brasil o crescimento é espantoso: a plataforma … Continue lendo YouTube Insights 2017 – Comportamento dos usuários do YouTube no Brasil

5 lições que as marcas podem aprender com os Youtubers

As mídias sociais de uma marca e o canal de um youtuber são coisas bem diferentes. Os objetivos não são os mesmos, então as estratégias também não poderiam ser iguais. Eu detalho mais estas diferenças no artigo Diferenças entre youtuber e canal de marca (brand channel). Apesar das diferenças, as marcas podem aprender muito com … Continue lendo 5 lições que as marcas podem aprender com os Youtubers

Educação informal nas empresas: como fazer desenvolvimento fora da sala de aula

Há alguns anos fiz uma apresentação sobre educação informal para o conselho consultivo da universidade corporativa para a qual eu trabalhava. Parte do conselho era formado por representantes das maiores universidades do Rio de Janeiro, profissionais com muitos anos de experiência. Propositalmente, logo no primeiro slide, coloquei a definição de aprendizagem formal e informal usando … Continue lendo Educação informal nas empresas: como fazer desenvolvimento fora da sala de aula