O que é Marketing de Conteúdo?

O termo Marketing de Conteúdo já é bastante difundido no mercado, mas ainda causa confusão. Em parte, porque esta estratégia possui semelhanças com o Inbound Marketing e o Branded Content. Em outra parte, por causa das palavras “marketing” e “conteúdo”, que soam muito familiares e que são usadas frequentemente por quem trabalha com as mídias … Continue lendo O que é Marketing de Conteúdo?

Fim da era do Link Building: o SEO agora é comandado pelo E-A-T

Durante muitos anos o Link Building foi a técnica mais importante para o SEO (otimização de sites com o objetivo de melhorar o rankeamento no Google). O Link Building tem relação com links externos que apontam para o seu site, pois o algoritmo do Google entende o link como uma recomendação ao site, dando mais … Continue lendo Fim da era do Link Building: o SEO agora é comandado pelo E-A-T

Marketing de Conteúdo X Marketing de Mídias Sociais

É muito comum as pessoas confundirem a estratégia de marketing de conteúdo com marketing de mídias sociais. A estratégia de marketing de conteúdo utiliza as mídias sociais para divulgação de conteúdo, então parte da confusão vem daí. Além disso, muitas pessoas pensam que para fazer marketing de conteúdo basta produzir conteúdo e divulgá-lo online. E … Continue lendo Marketing de Conteúdo X Marketing de Mídias Sociais

Conteúdo digital e identidade racial

O Rio 2C (Rio Creative Conference) promoveu no dia 04 de abril de 2018 um debate sobre a questão racial nos conteúdos audiovisuais no painel “Influenciadores digitais e diversidade”. Mediado por Luana Génot, fundadora do ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), teve também a participação da jornalista Alinne Prado, da empresária Egnalda Côrtes e da youtuber … Continue lendo Conteúdo digital e identidade racial

YouTube Insights 2017 – Comportamento dos usuários do YouTube no Brasil

O YouTube divulgou estudo, baseado em algumas pesquisas, que traz insights sobre o comportamento dos seus usuários. Segundo o relatório, no mundo, 1,5 bilhão de pessoas logadas acessam o YouTube todo mês e passam mais de uma hora por dia no mobile assistindo a vídeos na plataforma. No Brasil o crescimento é espantoso: a plataforma … Continue lendo YouTube Insights 2017 – Comportamento dos usuários do YouTube no Brasil

5 lições que as marcas podem aprender com os Youtubers

As mídias sociais de uma marca e o canal de um youtuber são coisas bem diferentes. Os objetivos não são os mesmos, então as estratégias também não poderiam ser iguais. Eu detalho mais estas diferenças no artigo Diferenças entre youtuber e canal de marca (brand channel). Apesar das diferenças, as marcas podem aprender muito com … Continue lendo 5 lições que as marcas podem aprender com os Youtubers