Muitas pessoas pensam que para fazer marketing de conteúdo basta produzir conteúdo e divulgá-lo online. E não é bem assim. Esta estratégia está diretamente ligada ao negócio da empresa, e pode ter como objetivo a geração de leads, aumento de vendas, fidelização de clientes, entre outros.
Podemos dizer que o marketing de conteúdo é uma das formas que temos para divulgar nossa marca, mas não apenas a única estratégia.
Outro tipo de ação que traz muito engajamento e potencializa o relacionamento entre marcas, clientes e consumidores é a realização de parcerias com os chamados influenciadores digitais.
Muito além da mera criação e publicação comercial de um produto, quando mapeamos, selecionamos e iniciamos uma parceria com um perfil influente, na verdade, estamos fazendo um trabalho de cobranding, ou seja, associação de marca.
Ser influenciador é muito mais que ter um canal repleto de vídeos, seguidores e baixíssimos níveis de interação.
Em primeiro lugar, é preciso pensar em quais relações de influência são de mão dupla e que, para de fato exercer tal função, um perfil precisa ter credibilidade, domínio em determinada área de atuação, estar na rede certa (ou seja, onde o público da marca está), falar a “língua” do seu nicho e entregar conteúdos relevantes para aquela audiência.
Ao analisar domínio e conhecimento em determinada área, não há juízo de valor, pois se destacar em stand up comedy e ter um canal de sucesso, com conteúdo periódico e que gera engajamento, também pode ser definido como um case de sucesso.
Lembre-se: para engajar, a estratégia de conteúdo de marca deve ir muito além do texto!
________________________________
Artigo escrito em parceria com Isabela Pimentel da Comunicação Integrada.
Você pode gostar também de Influenciadores Digitais: qual funciona com sua marca?
